Devido à intensa carga de impostos que o estabelecimento deve pagar, o planejamento tributário de uma empresa é um elemento indispensável. Realizado corretamente, pode auxiliar o negócio em vários sentidos.
Quer entender qual é o papel da advocacia preventiva? Então, continue lendo e veja como ela ajuda no planejamento tributário!
Encontro da melhor alternativa de enquadramento tributário
Dependendo do tamanho e da área de atuação do empreendimento, só é possível recorrer a um estilo de enquadramento tributário, como o lucro real. Em muitos outros casos, entretanto, um negócio tem a chance de escolher qual é o regime que deseja adotar.
Entre Simples Nacional, lucro presumido ou lucro real há grandes diferenças, as quais devem ser consideradas. Além de avaliar a permissão para recorrer a eles, o negócio deve fazer projeções e ponderar qual é a melhor opção. Entre tantas obrigações, contudo, isso nem sempre é fácil.
Para tornar a decisão menos complexa, a advocacia preventiva consegue elaborar uma análise do que é mais indicado para cada caso e, a partir daí, definir o enquadramento ideal.
Avaliação da possibilidade de créditos fiscais no planejamento tributário
Os créditos fiscais são valores que podem ser recuperados e abatidos, dependendo das condições do empreendimento. Contudo, o funcionamento não é tão simples e, muitas vezes, a empresa deixa de aproveitar a oportunidade por desconhecer o direito.
A melhor forma de dar robustez ao planejamento tributário e garantir um bom desempenho fiscal é com a ajuda da advocacia preventiva. Com base na legislação vigente, os profissionais identificarão se o estabelecimento tem direito a receber os créditos e como deve ser a etapa de retomada. Ao final, o negócio consegue economizar e ganha maior robustez.
Diminuição do pagamento de impostos graças à advocacia preventiva
Por falar nisso, o planejamento tributário também é chamado de elisão fiscal. Recebe esse nome porque permite encontrar maneiras de economizar, mas de forma legal. Por meio da configuração entre enquadramento, créditos fiscais e outras etapas, há a maximização do retorno e a possibilidade de pagar menos.
Contratar a advocacia preventiva, portanto, funciona como um investimento. A partir das análises corretas, haverá uma economia em médio e longo prazo. Com custos tributários menores, a margem de lucro do negócio tem a chance de aumentar.
Garantia de total segurança jurídica
A legislação tributária é complexa, especialmente para quem não é da área jurídica. O dono ou gestor de uma empresa, portanto, pode encontrar dificuldades para chegar a uma configuração que esteja dentro da lei e ainda obtenha as vantagens. Por outro lado, basta um descuido para ficar inadimplente com a Fazenda Pública e passar por um processo de execução fiscal.
Outro grande benefício da advocacia preventiva é que ela cria um planejamento tributário robusto e que segue todas as determinações. Também pode realizar perícias contábeis e corrigir problemas variados. O empreendimento, então, tem total segurança jurídica para operar, com a certeza de que não precisará encarar processos judiciais.
Com a contratação de uma boa advocacia preventiva, a sua empresa terá um planejamento tributário completo, diferenciado e estratégico. Ao final, o negócio será beneficiado e se tornará muito mais competitivo.
Como anda o pagamento de impostos em seu estabelecimento? Conte nos comentários e participe!