Os contratos empresariais são documentos fundamentais para garantir a segurança jurídica do empreendimento. Eles tratam de questões de fornecimento e de parcerias e devem ser executados corretamente.
Para que não ocorram problemas, é essencial fazer uma gestão de contratos empresariais. A etapa é responsável por garantir que tudo esteja dentro da lei e dos melhores interesses do negócio, de modo a evitar problemas judiciais. Para tanto, algumas fases devem ser executadas.
Veja 4 dicas para evitar problemas na gestão de contratos empresariais.
1. Acompanhe o ciclo de vida dos contratos
Uma das etapas mais importantes para um bom gerenciamento de documentos é realizar a análise do ciclo de vida de um contrato. Basicamente, ele começa antes da assinatura e termina no momento em que há a data prevista de encerramento.
O ciclo de um contrato empresarial tem início quando há a necessidade de firmar um acordo inédito. É o que ocorre quando a empresa precisa contratar um novo serviço ou está prestes a fechar negócio com um cliente.
Depois, há definições sobre a execução e o acompanhamento dos resultados. Ao final, se não houver renovação, há o encerramento do contrato. Gerenciar esse período é indispensável para garantir que haja tempo hábil para cumprir todas as disposições, além de oferecer total visibilidade.
2. Conheça quais são as condições definidas em contrato
Para que tudo saia como o esperado, é recomendado fazer uma avaliação completa do que é estabelecido em contrato. Alguns dados mais relevantes incluem:
- as partes envolvidas;
- o objeto de interesse, como uma prestação de serviço ou fornecimento de produto;
- valores em moeda corrente;
- tempo de execução ou de validade do documento;
- índices de reajuste no preço;
- obrigatoriedades de ambas as partes;
- condições de rescisão e valor da multa.
Garanta que todos os campos do contrato empresarial sejam preenchidos de forma individual e conforme as necessidades. Se for preciso, é possível acrescentar outras informações, pois é essencial que o documento seja descritivo.
Fazer a análise dos já assinados também é parte da gestão de contratos empresariais. Se houver a presença de cláusulas abusivas ou que não refletem a realidade pode ser o caso de tentar uma renegociação.
3. Verifique se as cláusulas estão sendo cumpridas na gestão de contratos empresariais
Não adianta ter tudo no papel e nada feito na prática. O documento oferece apoio jurídico e se a execução não ocorrer conforme o previsto, podem acontecer diversos problemas. Portanto, a gestão também exige uma análise de tudo o que tem sido realizado.
Verifique, por exemplo, se os prazos de entrega ou cumprimento seguem o esperado, se as condições de pagamento são respeitadas e assim por diante. Dependendo do caso, o descumprimento pode levar à rescisão compulsória, então é preciso ficar atento.
4. Tenha o apoio de uma assessoria jurídica
Não adianta gerenciar os acordos atuais e futuros se eles são criados incorretamente, do ponto de vista jurídico. Inclusive, um contrato que é elaborado com questões legais inadequadas pode até ser anulado. Como resultado, talvez o negócio se veja em apuros.
Ao ter a orientação de uma assessoria jurídica, por outro lado, esses efeitos podem ser contidos. O apoio dos profissionais levará à elaboração adequada de documentos, bem como ao controle do que já foi assinado. Assim, há chances menores de ter que lidar com dificuldades ou até processos judiciais.
A gestão de contratos empresariais visa a realizar uma análise completa para aumentar a segurança quanto ao uso desses documentos. Com essas dicas, você conseguirá efeitos melhores e deixará o negócio protegido.
Agora que você conhece melhor a gestão de contratos empresariais, entre em contato conosco e converse com um especialista.