Receba dicas grátis!

Saiba quando a advocacia preventiva pode ajudar sua empresa

Cuidar da parte jurídica de um empreendimento é tão importante quanto dar atenção às questões financeiras ou à gestão de pessoas. Essa etapa exige cuidado com detalhes diversos e, em troca, gera ótimos efeitos para o negócio.

Mais que ter um bom time de advocacia contenciosa — ou seja, quando já há um processo —, é preciso pensar em se antecipar. A advocacia preventiva surge para auxiliar o empreendimento e garante efeitos diferenciados.

Mas você sabe quando a advocacia preventiva é capaz de ajudar a sua empresa? Acompanhe este post.

1. Os processos e impasses trabalhistas são menos frequentes

O Brasil tem uma média de 85 mil processos trabalhistas por mês. Mesmo após as mudanças na CLT, o número é considerado alto e o seu negócio pode ser o próximo réu de uma ação do tipo. Como resultado, há riscos quanto ao pagamento de multas indenizatórias e às sanções variadas.

Para driblar o problema, a advocacia preventiva é de grande ajuda. A atuação de profissionais competentes e experientes permite que todas as regras importantes sejam conhecidas e atendidas. Como consequência, diminuem os riscos de o empreendimento ser alvo de um processo trabalhista.

2. O planejamento tributário pode ser realizado pela advocacia preventiva

A advocacia preventiva também é muito útil na hora de pagar os impostos. Em primeiro lugar, os profissionais conseguem identificar quais são os pagamentos exigidos por lei e como eles devem acontecer.

Além de tudo, a assessoria empresarial é capaz de elaborar um planejamento tributário diferenciado. Por meio da avaliação das condições de negócio, há a escolha do enquadramento tributário, a definição de possibilidade de recuperar créditos e quais ações precisam ser respeitadas. Além de ajudar a pagar menos, trata-se de uma forma de aumentar a robustez contra processos administrativos e judiciais apresentados pelo Fisco.

3. A gestão de contratos fica mais completa e robusta

Quando um empreendimento firma um contrato, tanto com pessoa física quanto jurídica, diversas condições têm que ser atendidas. Contudo, um erro ou uma falha na elaboração dos contratos empresariais pode causar sérias implicações. Não especificar prazos, preços ou multas, por exemplo, gera prejuízos para a empresa.

A advocacia preventiva serve para analisar os contratos atuais e, principalmente, para prever como os outros deverão ser feitos. Isso aumenta a segurança jurídica para as duas partes e evita equívocos que custam tempo e dinheiro.

4. A etapa de recuperação judicial transcorre sem problemas

Diante de uma crise ou de falta de planejamento tributário, um negócio pode sucumbir às dívidas. Antes de fechar as portas e decretar falência é possível recorrer à recuperação judicial. Porém, ela precisa ser executada corretamente para se tornar uma solução viável.

A melhor maneira de fazer isso é com o auxílio da advocacia preventiva. Por meio da atuação da assessoria empresarial há como criar um plano para a quitação de dívidas, realizar perícia contábil e estabelecer um processo consistente e robusto. Ao final, a empresa consegue se livrar dos débitos e ainda se manter no mercado.

A advocacia preventiva é muito versátil e capaz de ajudar o negócio em várias situações. Depois de conhecer essas possibilidades, notará que a contratação é útil para os momentos mais cruciais. Portanto, não deixe de ter esse apoio para chegar ao sucesso!

Conte, nos comentários, se você encara ou se já passou alguma dessas situações. Participe!

Adicionar comentário