Receba dicas grátis!

Como a assessoria empresarial pode ajudar sua empresa a pagar menos carga tributária

assessoria empresarial

Você sabia que a assessoria empresarial pode reduzir a carga tributária do seu negócio? Para os empresários que estão sempre em busca de diminuir os gargalos de custos da empresa, um planejamento tributário bem feito pode ser uma boa forma de contornar obstáculos financeiros e encarar desafios diversos, como: crises econômicas, mudanças no comportamento do consumidor, o aumento da concorrência e, claro, o controle de gastos.

Em relação aos custos e despesas que uma empresa apresenta, a forte carga tributária é um dos pontos que mais envolvem ônus para as finanças da empresa e isso pode reduzir seu potencial de competitividade e até ser um obstáculo para o desenvolvimento da sua empresa.

Neste post vamos mostrar como a assessoria empresarial pode ajudar a diminuir a carga tributária sobre seu negócio!

A escolha do regime tributário mais apropriado

Para reduzir o impacto da carga tributária, a assessoria empresarial pode analisar a atividade da empresa, fazer projeções de caixa e simulações com cada um dos três regimes tributários a fim de sugerir o regime mais adequado para seu negócio, que ajudará o empresário a pagar menos impostos, taxas e contribuições.

No Brasil, são três os regimes tributários:

  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido;
  • Simples Nacional.

Algumas empresas, dependendo do faturamento anual e do que determina a legislação, estão obrigadas a adotar o Lucro Real como regime tributário. Nesse caso, o IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) são apurados em função do lucro líquido (ou real). Trata-se de um regime não-cumulativo, permitindo recuperar créditos de PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

No Lucro Presumido, o IRPJ e a CSLL são apurados em função de um lucro presumido (o valor médio que empresas do mesmo segmento conseguem obter). Para empresas com lucros acima da média é um regime que ajuda a reduzir a carga tributária.

Já o Simples Nacional é um regime tributário destinado a micro e pequenas empresas (faturamento anual até R$ 4,8 milhões). Nesse regime, todos os tributos são recolhidos por meio do DAS, guia única para arrecadação de impostos, taxas e contribuições: IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, IPI, INSS (federais); ICMS (estadual) e ISSQN (municipal).

A assessoria empresarial ajuda a efetuar a revisão fiscal

Com a revisão fiscal, também é possível diminuir a carga tributária de uma empresa. Trata-se de uma operação abrangente que é realizada pela assessoria empresarial e que envolve diversos procedimentos, como a emissão de notas fiscais, o cálculo de tributos, a escrituração fiscal (SPED Fiscal), o preenchimento de obrigações assessórias e outras tarefas.

Os procedimentos são revisados e auditados a fim de garantir que, caso seja necessário, as informações sejam retificadas, minimizando o risco de a empresa receber autuações do fisco, que costumam ser altas e comprometem a imagem da organização perante o poder público e a sociedade.

Com a revisão fiscal, é possível também identificar oportunidades de receber créditos tributários e evita-se o pagamento de tributos indevidos ou majorados.

A elisão fiscal também é uma forma de diminuir a carga tributária

Finalmente, a assessoria empresarial ajudará a empresa na salutar prática da elisão fiscal. A elisão fiscal é um estratégia cuja finalidade é evitar o fato gerador do tributo, ou seja, o motivo que obriga a empresa ao pagamento de um determinado imposto ou outra forma de tributo.

Contrapõe-se à evasão fiscal (sonegação fiscal), que é uma forma fraudulenta de não pagar impostos, considerando que o fato gerador já fora consolidado pela empresa. Comprovada a existência do fato gerador do tributo, nada mais resta à empresa senão pagá-lo.

Somente com o suporte de profissionais que compreendem a legislação tributária a fundo, a empresa pode praticar a elisão fiscal corretamente, sem incorrer em erros ou infrações involuntárias.

Já conta com assessoria empresarial para reduzir a carga tributária sua empresa? Deixe seu comentário!

Adicionar comentário