Receba dicas grátis!

Saiba como funciona a assessoria empresarial no âmbito jurídico e financeiro

assessoria empresarial

Muitas empresas estão buscando apoio externo para resolver seus problemas e reduzir riscos operacionais e administrativos. Esse apoio é ofertado por profissionais que trabalham em empresas especializadas no ramo, profissionais que conhecem o Direito e a Contabilidade e estão prontos para oferecer soluções personalizadas.

Veja como a assessoria empresarial funciona no âmbito jurídico e financeiro!

As características da assessoria empresarial jurídica

A assessoria jurídica, conforme a Lei nº 8.906/94 (artigo 1º, II) é a modalidade de atividade jurídica, exclusiva do advogado, prestada de forma contínua, habitual e indiscriminadamente à empresa, visando prevenir riscos e perceber benefícios legais.

Os adjetivos “contínuo, habitual e indiscriminado” são fundamentais para definir a assessoria empresarial jurídica. Não existindo essas características, o serviço prestado se constitui em advocacia esporádica.

O serviço habitual se realiza com frequência (em contraposição a um serviço eventual, realizado somente uma vez).

O serviço contínuo significa que ele apresenta uma frequência mínima, sem interrupção (pode ser mensal). Por outro lado, a assessoria jurídica pode ser temporária (não-permanente), mas jamais pode ser eventual e esporádica.

O serviço indiscriminado é aquele que é focado em todas as necessidades e interesses da empresa, mesmo que restritos a um ramo específico do Direito, como trabalhista ou previdenciário.

As ações da assessoria empresarial jurídica

A assessoria empresarial jurídica realiza um check-list com todas as áreas das ciências jurídicas, um documento que envolve perguntas bem direcionadas a fim de que seja possível conhecer melhor a empresa-cliente e seja possível realizar tarefas de forma personalizada.

Entre as possíveis ações posteriores dos assessores está, por exemplo, uma auditoria para coletar dados e documentos e inteirar-se sobre as falhas e limitações da empresa, permitindo identificar melhores oportunidades de lucros e prevenção de riscos.

O acompanhamento negocial se compõe da elaboração e análise de contratos para se certificar de que os negócios estão se desenvolvendo dentro da lei e com total segurança para a empresa (redução de riscos e potencialização de benefícios).

A assessoria jurídica se compõe também de pareceres e consultas, de modo a organizar e recomendar os procedimentos jurídicos mais adequados para a empresa. O parecer do assessor (ou da equipe que assessora juridicamente) visa evitar que o gestor opte por uma solução prejudicial ao seu negócio.

Outra função da assessoria empresarial jurídica é a atuação contenciosa, embora ela deva trabalhar no sentido de evitar as ações judiciais. Contudo, surgindo a demanda judicial, os advogados deverão representar a empresa em juízo ou arbitragem, em processos relacionados a diferentes matérias.

A assessoria empresarial financeira

O objetivo da assessoria empresarial financeira é possibilitar que a empresa mantenha sua saúde financeira, com um fluxo de caixa equilibrado, com receitas e despesas controladas.

Uma das preocupações de qualquer empresa é aumentar seu valor de mercado e isso só é possível por meio de medidas que reduzam custos, promovam a qualidade dos produtos/serviços, satisfaçam funcionários e clientes, melhorem a imagem de mercado, controlem a compra de insumos, mantenham o pagamento dos tributos em dia e outras coisas.

Por esse motivo, a assessoria empresarial financeira irá trabalhar na estruturação do fluxo de caixa diário, controlando a entrada e saída de capital, bem como o pagamento em dia das contas de fornecedores e o recebimento dos clientes.

O gerenciamento de riscos considera o cenário atual para considerar as possibilidades de certos investimentos e de certas medidas (como venda de imóveis ou máquinas, redução de estoques ou ainda demissão/contratação de funcionários).

A assessoria financeira deve levar em conta aspectos contábeis e fiscais, o que significa que os advogados poderão ajudar no planejamento tributário, a fim de diminuir gastos com impostos, taxas e contribuições.

Agora você entendeu melhor em que consiste a assessoria empresarial no âmbito jurídico e financeiro? Se ainda tem dúvidas, leia mais sobre assessoria financeira acessando o blog da SMR Assessoria Empresarial!

Adicionar comentário