Receba dicas grátis!

Saiba como a perícia contábil pode auxiliar no processo de recuperação judicial de empresas

A recuperação judicial é um processo importante para que a empresa não feche as portas. Por meio dessa etapa, o negócio consegue renegociar dívidas previstas em um plano específico e evita a falência.

Para concluir essa fase, é fundamental tomar cuidado com algumas identificações. Para que tudo saia como o previsto, a perícia contábil tem um papel muito importante na execução conforme prevê a lei.

A seguir, veja como a perícia contábil auxilia a recuperação judicial e descubra quais são os principais pontos.

Afinal, como funciona a perícia contábil?

O processo de perícia serve para realizar uma espécie de investigação sobre determinado fato. Na área contábil, essa etapa ajuda a identificar ações, pagamentos e valores de maneira embasada e completa.

Em geral, a perícia é executada de um jeito idôneo e é indicada em um processo judicial. A partir da análise dos elementos mais relevantes, o perito consegue oferecer um parecer da real situação do empreendimento.

Qual é a importância dessa realização na recuperação judicial?

Para o negócio passar pela recuperação judicial, tudo começa com a identificação das dívidas e levantamento da situação contábil e financeira. É preciso que todos os aspectos sejam considerados para que a atuação aconteça conforme o previsto.

É nesse momento que surge a perícia contábil. A etapa ajuda a validar as informações coletadas e a garantir que nenhum débito ficou de fora do plano de recuperação. Ao utilizar a ferramenta, os credores têm maior segurança para aprovar o plano de recuperação, o que permite que o estabelecimento não feche as portas.

Quais são os benefícios de adotar a perícia?

Adotar esse mecanismo é muito benéfico para a empresa porque, em primeiro lugar, aumenta a transparência durante essa fase. A atuação do perito é confiável, investigativa e completa e, por isso, há a certeza de que os dados são realmente consistentes.

Além disso, é um jeito de acelerar o processo de recuperação judicial. Há chances reduzidas de os credores reclamarem sobre algum débito que ficou para trás, já que tudo é esmiuçado pela perícia. Como consequência, a aprovação surge em menos tempo e a recuperação pode ser iniciada.

Inclusive, é uma forma de evitar novas contestações judiciais. O resultado da perícia traz embasamento e máxima segurança para o negócio, que consegue dar prosseguimento à ao procedimento.

A conclusão da etapa é útil para reconhecer a situação atual da empresa e verificar a possibilidade de adotar a recuperação. Quando ainda há lastro econômico, as chances são favorecidas.

Como realizar essa avaliação?

Somente um perito contábil capacitado pode executar esse procedimento. Em geral, a indicação do profissional é feita pelo juiz, especialmente quando há impasses e contestações.

Diante disso, é recomendado contratar uma assessoria contábil capacitada para acompanhar todo o processo, juntamente com o perito nomeado. Desse modo, há melhores resultados na conclusão e fica fácil atingir os efeitos desejados.

A perícia contábil é um elemento crucial no processo de recuperação judicial. Por trazer transparência e eficiência na avaliação, é importante para conseguir a aprovação do plano de contas.

Se ainda tiver dúvidas sobre perícia contábil, use o espaço nos comentários e participe!

Adicionar comentário