Receba dicas grátis!

Consultoria financeira: saiba como calcular o valor de uma empresa

consultoria financeira

Compreender o valor de uma empresa é essencial para planejar uma venda ou fusão de qualidade. Também é algo que ajuda a estimar o desempenho do negócio e a melhorar o controle geral de atuação.

Muitos empreendedores e gestores, entretanto, não sabem como chegar ao número certo. Por isso, é fundamental utilizar as técnicas certas para que a avaliação seja realmente relevante.

Quer ter consultoria financeira na hora de calcular o valor de uma empresa? Então, veja algumas dicas para chegar ao resultado correto.

Quais são as técnicas para calcular o valor de um estabelecimento?

O cálculo de quanto vale uma empresa é chamado de valuation. Para obter um número que corresponde à realidade é possível usar diferentes técnicas.

Uma delas é o fluxo de caixa descontado (FCD). Em termos simples, ele considera a capacidade que o negócio tem de gerar receitas. Para tanto, são avaliadas questões como a carteira de clientes e a forma de distribuição das mercadorias. Depois de estimar os possíveis ganhos, são descontados impostos e uma taxa de depreciação, calculada de maneira individual.

A terceira possibilidade consiste em utilizar o balanço patrimonial, pois ele estabelece a diferença entre o ativo e o passivo e representa o seu patrimônio líquido. É muito interessante para empresas com grande quantidade de maquinário, estoque e/ou frota, onde é permitido que se analise a tendência passada e futura, de forma mais prática.

A terceira possibilidade consiste em utilizar o balanço patrimonial, descontadas as dívidas e obrigações. É muito interessante para empresas com grande quantidade de maquinário, estoque e/ou frota. Apesar de gerar um valor menor que as outras possibilidades, é um jeito de identificar quanto dinheiro o estabelecimento vale de maneira física e imediata.

Qual é a melhor alternativa?

Cada técnica de valuation tem características específicas e oferece um resultado diferente. Utilizar o balanço patrimonial, por exemplo, é bastante válido para realizar uma negociação simplificada entre os sócios.

Já o fluxo de caixa descontado é ideal para pensar no futuro e ter uma visão muito mais completa de variáveis que influenciam o resultado. Enquanto isso, o benchmarking é uma forma prática de chegar a um valor que corresponde à realidade sem tanto esforço.

Cada técnica é aplicável em uma situação e deve ser considerada de acordo com as necessidades do momento. Também é preciso avaliar as condições da empresa para determinar o que vale a pena.

Por que contratar uma consultoria financeira?

Mesmo depois de saber como fazer o valuation, encontrar um número final não é tão simples. Para tornar tudo mais prático, é válido contratar uma consultoria financeira especializada no processo.

O time terá todos os conhecimentos necessários para avaliar o negócio de acordo com o seu valor e chegar a um resultado próximo da realidade. Além disso, ter o apoio de uma consultoria financeira ajuda a fazer a análise sem atrapalhar outras funções ou sobrecarregar os colaboradores.

Eventualmente, a atuação desse time serve até para identificar problemas no planejamento financeiro que devem ser resolvidos para que o valor da empresa seja ampliado.

Calcular quanto um empreendimento vale é uma tarefa necessária em muitas situações e que pode usar técnicas diferentes. Para ter maior visibilidade e resultados melhores, ter o apoio de uma consultoria financeira e leader training é altamente recomendável.

Você sabe quanto o seu negócio vale? Tem dúvidas sobre o processo? Comente e participe!

Adicionar comentário