Receba dicas grátis!

Como funciona o serviço de gestão financeira oferecido pela SMR?

gestão financeira

A SMR é uma empresa de assessoria empresarial que atua em âmbito nacional e conta com ótimos advogados especializados em diferentes áreas do Direito (Empresarial, Societário, Civil e Tributário). Com esse magnífico know-how, a SMR pode prestar um assessoramento de altíssima qualidade para favorecer o desenvolvimento de qualquer negócio.

Com boa estrutura e ferramentas avançadas para ajudar nos serviços forenses, o escritório está habilitado para prestar serviços de orientação e pareceres diversos.

Mas não é só em questões diretamente jurídicas que a SMR pode ajudar a empresa. Ela presta serviços de gestão financeira que ajudam a controlar o caixa e os aspectos contábeis e fiscais do negócio. Veja como funciona esse importante serviço prestado pela SMR!

Os gargalos no setor financeiro das empresas

Uma das primeiras formas de ajuda que a SMR pode prestar é fazendo uma avaliação minuciosa das finanças do negócio e identificando os gargalos, que são as “passagens estreitas” que, por serem mais difíceis de identificar, correm despercebidas pelo gestor ou dono do negócio. E por isso abrem espaço para a ocorrência de problemas que podem se tornar muito graves, causando grandes prejuízos.

Para identificar aqueles gargalos, a SMR elabora um plano de ação cuja finalidade é conhecer melhor o negócio e todos os seus detalhes.

A gestão financeira pretende integrar todas as áreas, sejam elas operacionais ou gerenciais, com o intuito de visualizar todos os deslizes possíveis e atuar no sentido de eliminá-los.

A gestão financeira tem caráter preventivo

O objetivo da assessoria empresarial não é apenas resolver os problemas que já existem — uma de suas principais finalidades é agir de forma proativa, visualizando e prevendo os riscos futuros e esforçando-se por evitá-los. O propósito é reduzir as possibilidades de sua ocorrência ou ainda atenuar os impactos que possam vir a causar, caso sejam inevitáveis.

As medidas preventivas são resultantes do gerenciamento de riscos, que simulam situações e projetam o fluxo de caixa no futuro, considerando-se todas as oportunidades e possibilidades de perdas possíveis.

Os riscos são inerentes às práticas empresariais, não importando qual seja o porte da empresa. E o gestor financeiro tem como dever procurar mitigá-los. Claro que empresas de maior porte correm riscos maiores, levando em conta todo o capital necessário para mantê-la operante. Mas empresas médias e de pequeno porte também podem correr grandes riscos se não fizerem uma gestão sábia de seu fluxo de caixa (enquanto grandes empresas têm maior potencial para cobrir certos prejuízos, as empresas menores podem ser obrigadas a fechar as portas diante de grandes perdas).

A atuação junto aos funcionários

Um dos grandes entraves a uma boa gestão financeira é a folha de pagamento, que comporta, além de salários, muitos encargos trabalhistas. O não pagamento dos encargos gera ônus ainda mais palpáveis para o caixa da empresa, já que podem incidir multas e outras penalidades nos seus fluxos financeiros.

A SMR trabalha visando planejar adequadamente o pagamento correto dos funcionários e evitar os riscos trabalhistas. Ela busca, assim, resultados satisfatórios no setor econômico e também a melhoria no relacionamento com os colaboradores.

Quando a empresa mantém um bom relacionamento com seus colaboradores, torna-se muito mais competitiva e aumenta suas chances de crescimento.

A atuação no âmbito judicial e administrativo

Questões financeiras podem resultar em conflitos, tanto no âmbito puramente administrativo quanto no âmbito da Justiça formal. O objetivo da gestão financeira da SMR é evitar que essas demandas venham a acontecer, especialmente no campo judicial, onde há muita lentidão, e os custos tendem a ser maiores.

Mesmo assim, se vierem a ocorrer conflitos naquela seara, o escritório jurídico vai disponibilizar advogados para orientar bem e acompanhar todos os processos, evitando falhas e ajudando para que tudo corra da forma mais econômica e vantajosa para o seu negócio.

Ficou interessado na gestão financeira da SMR Assessoria Empresarial? Você está satisfeito com a organização das finanças em sua empresa? Quais as dificuldades financeiras mais difíceis de enfrentar? Faça um comentário aqui no blog. Quem sabe podemos ajudar?

Adicionar comentário