Receba dicas grátis!

4 vantagens de contratar uma consultoria trabalhista no processo demissional

Tão importante quanto admitir um funcionário é saber como demiti-lo corretamente. A dispensa exige algumas ações específicas, que devem ser cumpridas à risca para evitar problemas.

Ao mesmo tempo, nem sempre a gestão está preparada para lidar com essas obrigações. Nesse caso, o melhor é procurar uma consultoria trabalhista. Especializada, oferecerá todas as recomendações necessárias para que o processo transcorra sem dificuldades.

Para entender de maneira completa, veja 4 vantagens que a contratação de uma consultoria trabalhista traz na hora de demitir funcionários.

1. As chances de ações judiciais são reduzidas

Quando o empreendimento não faz a demissão como deveria, o ex-empregado pode mover ações trabalhistas. Esses processos judiciais demandam tempo e recursos da empresa e, se ficar comprovado o erro, ainda há o pagamento de indenizações.

Com a consultoria trabalhista, há a orientação sobre o que fazer e como agir da melhor maneira. Isso faz com que todos os direitos — como multa de rescisão, férias e 13º equivalentes — sejam pagos como deveriam. Assim, não há motivação para o colaborador procurar a justiça.

2. A fiscalização deixa de ser um problema

Quando uma empresa demite um funcionário do jeito incorreto e ele não entra com um processo judicial, mesmo assim podem ocorrer problemas. Isso porque o Ministério do Trabalho realiza fiscalizações periódicas e, com o conflito de dados, seu negócio pode ser multado. Dependendo da gravidade do quadro, o estabelecimento sofre autuações e pode ter até a sua atividade interrompida.

O apoio da consultoria trabalhista é essencial para evitar tais situações. Como tudo acontece dentro do que manda a lei, não ocorrerão dificuldades referentes à fiscalização. Como consequência, a empresa fica mais protegida e pode atuar sem maiores preocupações.

3. A consultoria trabalhista evita a sobrecarga interna

O setor de RH já é responsável por uma série de tarefas. A parte de departamento pessoal fica responsável pela folha de pagamento e pelos benefícios e ainda é preciso pensar em aquisição e treinamento de talentos. Também é função do RH acompanhar e melhorar o clima organizacional e obter resultados estratégicos.

Ao adicionar o cuidado com as demissões a essas obrigações, há uma sobrecarga da equipe interna. Com isso, aumentam as chances de ocorrerem problemas e erros, o que compromete os efeitos. A contratação da assessoria, por outro lado, traz um reforço para a atividade e evita que o time interno fique sobrecarregado por mais essa função.

4. A imagem do empreendimento é favorecida

Se uma empresa não demite os funcionários de acordo com todas as regras, então ele atua de maneira irregular. Não pagar todos os direitos e não cumprir com os deveres relacionados à rescisão de contrato prejudica o empreendimento em vários sentidos.

Um deles é que o negócio tem a sua imagem e reputação comprometidas. Para o público e para outros profissionais, o estabelecimento se torna menos confiável por não agir conforme deveria. Já com a ajuda da consultoria trabalhista é possível sempre acertar nessa etapa e transmitir uma ideia muito positiva sobre a atuação.

Contratar uma consultoria trabalhista é essencial para facilitar o processo demissional. Graças à abordagem do time, sua empresa ficará mais protegida e todos os valores serão quitados como previstos em lei.

Achou essas informações úteis? Comente a sua opinião e participe!

Adicionar comentário