Receba dicas grátis!

5 dicas sobre planejamento financeiro para a sua empresa

planejamento financeiro

 

O bom planejamento financeiro é fundamental para toda empresa que deseja cortar gastos e manter-se competitiva no mercado atual, superando obstáculos e vencendo desafios.

As finanças representam a mola propulsora de qualquer negócio, sem as quais não seria viável sobreviver, crescer no mercado e manter o ciclo operacional.

Abaixo, você descobrirá ao menos 5 dicas sobre planejamento financeiro que você deve seguir para otimizar o crescimento econômico de seu negócio. Leia nosso post e confira!

1. Registre todas as operações de entrada e saída de dinheiro

Esta é uma recomendação aparentemente simples, mas bem importante. Não importa o valor, toda despesa deve ser registrada adequadamente, com as indicações de destinação.

Da mesma forma, toda receita precisa ser anotada, com as devidas indicações de proveniência. Assim, o gestor ficará sabendo com segurança para onde vai e de onde vem cada centavo que sai e entra no caixa da empresa.

Talvez, na prática, não seja uma tarefa muito fácil, mas o gestor deve se esforçar por cumpri-la. Controlando adequadamente as operações financeiras, é possível identificar falhas e melhores oportunidades.

Pode ser usado o regime de caixa ou de competência, sendo que o primeiro considera todos os valores que entram ou que saem efetivamente do caixa; enquanto o segundo leva em conta todas as receitas e despesas, mesmo aquelas parcelas que ainda vão se vencer.

2. Corte e reduza custos

É fundamental para a empresa controlar os gastos, reduzindo-os sempre que possível. Uma empresa pode diminuir gastos essenciais, como de energia elétrica e telefone. O importante é que não afete a qualidade do produto final, nem o atendimento, nem os serviços em geral.

Existem mesmo gastos supérfluos, que devem ser definitivamente eliminados para melhorar as finanças da empresa.

Existem custos com papel e tinta, por exemplo, que podem ser substituídos pela digitalização. Na hora de comprar materiais é necessário avaliar o momento certo e a quantidade ideal, a fim de evitar desperdícios e antecipações.

3. Use um software de gestão

O planejamento financeiro também deve considerar a adoção de um bom software de gestão automatizado. Com a ajuda do sistema, ficará mais fácil controlar as finanças, registrando tudo corretamente e agilizando os processos.

Além do ERP (Enterprise Resource Planning), que se compõe de um conjunto de módulos que podem ser adquiridos individualmente, existem softwares específicos para a gestão financeira, com ferramentas apropriadas para organizar as finanças e permitir análises de gráficos, geração de relatórios, emissão de boletos bancários e muitas outras coisas.

Também há softwares online, que não exigem instalação e são ofertados na forma de serviços, sendo assim muito mais baratos que a compra de licenças.

4. Contrate consultoria financeira

A contratação de uma consultoria financeira é um recurso eficaz para apurar seu planejamento financeiro empresarial. Pois os próprios profissionais terceirizados poderão ajudar a elaborá-lo, passando informações importantes e as orientações sobre a organização do caixa, controlando a inadimplência e os estoques, realizando a apropriada gestão fiscal, sugerindo investimentos, e assim por diante.

Uma boa consultoria financeira oferece atendimento personalizado, centrado nas necessidades específicas do negócio e respeitando seu perfil e cultura organizacional.

5. Controle corretamente o estoque

Outro ponto muito importante a considerar no planejamento financeiro é a adequada gestão e controle de itens no estoque. Muitas perdas são resultantes de um acervo mal organizado, que pode estar abarrotado demais, com produtos cuja validade se esgota antes das vendas, ou com desvios de produtos, com capital de giro estagnado e baixa liquidez.

O melhor a fazer é aplicar a técnica Just In Time, por meio da qual se determina a compra de insumos ou a requisição de materiais somente quando for realmente necessário.

Um estoque enxuto eleva bastante o nível de organização financeira da empresa.

Você já segue alguma das dicas citadas? Como você costuma fazer o planejamento financeiro de sua empresa? Deixe seu comentário nos espaços abaixo.

Adicionar comentário