Receba dicas grátis!

Consultoria financeira: 4 sinais que sua empresa precisa de uma

consultoria financeiraA gestão financeira é uma das principais ferramentas responsáveis pelo sucesso de um empreendimento. Somente após ter a visão geral da saúde financeira da sua empresa será possível apontar quais investimentos e melhorias poderão ser aplicadas a fim de honrar todos os compromissos e planejar um caminho mais eficiente para colher resultados satisfatórios.

Terceirizar essa ferramenta pode ser a salvação, já que, geralmente, a empresa acredita não ter a necessidade de contratar uma consultoria financeira para esse fim. Muitos empresários acreditam que já é o suficiente ter um departamento financeiro com profissionais contratados para simplesmente operar. Porém esquecem da parte gerencial e analítica desse departamento, que é o coração de toda organização.

Para isso, o melhor é contratar uma consultoria financeira, formada por uma equipe de profissionais qualificados e multidisciplinares, que oferecem uma análise completa da situação atual com propostas de soluções assertivas e econômicas.

Mas como saber qual é a hora de pedir ajuda? A seguir, alguns sinais que o seu empreendimento precisa de consultoria financeira.

1. O desequilíbrio entre faturamento e lucro aponta para a atuação profissional

Vender bastante é, normalmente, um cenário positivo para o negócio. Significa que o produto tem um mercado aquecido e que o time comercial tem entregado os resultados desejados. Contudo, um faturamento alto pode não apontar para a situação real da empresa.

Quando há problemas financeiros, o faturamento e o lucro ficam em desequilíbrio. É o que acontece com o empreendimento que vende muito e, mesmo assim, parece ter um lucro estagnado ou até prejuízos. Em geral, isso ocorre por erros de precificação e/ou pelos custos exagerados. Com a análise profissional é possível enxergar a causa e obter uma margem melhor de lucratividade.

2. O pagamento elevado de impostos

A carga tributária empresarial no Brasil é bastante alta. Todo negócio tem que pagar vários tributos e, embora essa condição seja inevitável, gastos muito altos nesse sentido apontam para a necessidade de recorrer a uma consultoria financeira.

Por meio de um estudo da situação da empresa, a consultoria poderá descobrir se o enquadramento tributário está correto, se há possibilidade de recuperar créditos e, ainda, se é possível desonerar alguns pagamentos. Como resultado, a situação fiscal da empresa ficará menos complexa e mais vantajosa.

3. A falta de definição e visibilidade sobre os gastos é outro sinal

Muitas empresas não reconhecem a importância de ter um plano de contas, um fluxo de caixa ou até mesmo um orçamento. Sem saber para onde o dinheiro deveria ir e como, de fato, ele é gasto, é fácil perder o controle. Como resultado, ocorrem os gargalos, os desperdícios e a perda de oportunidades e produtividade.

Se o seu negócio se encaixa nesse quadro, é fundamental contratar uma consultoria financeira. A partir da análise da situação atual, de projeções e dos objetivos organizacionais, a equipe ajudará na elaboração de um planejamento estruturado. Além de melhorar os possíveis ganhos, é um jeito de aumentar a transparência e a segurança.

4. A necessidade de solicitar crédito indica problemas

Um estabelecimento financeiramente saudável consegue quitar as dívidas, lucrar com a atividade e ainda realizar investimentos. Quando as dívidas surgem, significa que nem o primeiro passo desse ciclo foi obtido. Como resultado, há uma demanda descontrolada de solicitação de crédito, tais como: financiamentos emergenciais ou venda de duplicatas para o adiantamento de recebíveis. Fatalmente, isso leva o negócio a um endividamento perigoso.

Depois de contratar a consultoria, os profissionais identificarão onde, exatamente, poderão reestruturar a fim de adequar todos os custos a real necessidade da empresa. Ao final, o panorama das finanças ficará saudável e os riscos serão reduzidos.

Fique atendo! Uma empresa sempre dá sinais de quando precisa de uma consultoria financeira. Caso identifique uma ou mais entre as situações apresentadas, considere contratar uma equipe de qualidade com rapidez.

Depois de fazer essa análise, você consegue definir se o seu estabelecimento precisa desse apoio? Conte sua experiência nos comentários e participe do debate.

Adicionar comentário